A qualidade do ar exterior de um qualquer espaço público está intimamente relacionada com o uso desse mesmo espaço, nomeadamente a presença/ausência de veículos motorizadas e a presença/ausência de espaços verdes. Com efeito, tal uso poderá libertar mais ou menos substâncias poluentes para o ar, podendo algumas delas contribuir para o agravamento da saúde dos utilizadores.
Os objetivos deste projeto são, por um lado a identificação dos agentes poluentes do ar no exterior, associados ao seu uso, nocivos para a saúde e, por outro lado a aplicação de uma metodologia genérica, combinando técnicas de análise multivariada de dados, com substrato geométrico, capaz de gerar índices quantitativos que “medem” a variabilidade espacial da qualidade do ar.
Para atingir estes objetivos propõe-se a realização do projeto em três fases:
Fase 1. Identificação e caracterização dos parâmetros (variáveis) suscetíveis de provocar danos na saúde dos utilizadores;
Fase 2. Execução de medições dos parâmetros identificados anteriormente em dois tipos de espaços públicos (praças, ruas);
Fase 3. Adaptação do modelo às especificidades dos casos de estudo, calibração do modelo, produção e validação de resultados.